terça-feira, 23 de maio de 2023

Escola Antirracista

Publicado: 23.05.2023

Atualizado: 05.04.2024 

1. Prefeitura de Belém lança cartilha educativa sobre direitos humanos e antirracismo na infância

 12/05/2023 21:39

Com o  compromisso de fomentar o debate nas escolas sobre a violação dos direitos humanos, em decorrência do racismo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou nesta sexta-feira, 12, no auditório do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, a cartilha educativa “Marielle: Direitos Humanos e Antirracismo na Infância”.

O material foi organizado pela Coordenação de Educação para as Relações Étnicos-Raciais (Coderer), vinculada à Semec, em parceria com o Instituto Paulo Fonteles (IPF) e a Comissão de Organização do Projeto “Acervo de Memórias, Histórias, Direitos Humanos e Cidadania”, da UFPA.

 1.1 Enfrentamento ao racismo

A ideia de produzir uma cartilha para subsidiar  o trabalho pedagógico em relação à diversidade étnico-racial no contexto escolar e como ação de enfrentamento ao racismo, surge  de um levantamento que a Coderer fez nas 84 bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Belém e constatou que apenas 1% dos materiais didáticos tratavam sobre educação para as relação étnico-raciais de forma positiva. 

A Cartilha "Marielle direitos humanos e antirracismo na Infância", tem três personagens, a Marielle em  homenagem à vereadora morta no Rio de Janeiro; a Márcia, crianças indígena que vive na cidade; e Paulo  menino branco. A cartilha tem 2 capítulos.

 1.2 Enredo

O primeiro capítulo é um diálogo entre Márcia e Paulo, no qual eles falam dos direitos humanos e racismo. No segundo capítulo, os três vão à sala de aula apresentar um seminário, falando sobre o racismo e os os tipos de racismo.

Nessa primeira etapa, como projeto piloto, os kits com a cartilha,  o vídeo antirracista, feito em parceria com a Rádio Margarida, e os jogos educativos, serão implementadas em oito escolas que fazem parte do projeto "Escolas Antirracista", coordenador pela Coderer.

 Texto (Adaptado): Luis Miranda

Fonte: https://agenciabelem.com.br/Noticia/233826/prefeitura-de-belem-lanca-cartilha-educativa-sobre-direitos-humanos-e-antirracismo-na-infancia

 

 

 

2. Kit Escolas Antirracistas (Versão 2023)

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) forneceu às escolas um Kit Escola Antirracista. O Kit contém:

1. Cartilha: Marielle direitos humanos e antirracismo na Infância;

2. Vídeo: uma aula antirracista

3. Jogos Educativos

3.1 Quebra-cabeça

3.2 Jogo dos sete erros;

3.3 Jogo da memória


 Clique na imagem abaixo para acessar o material completo










3. Plano de Ação das Professoras

 3.1 Cada professora e professor da escola pode fazer um plano de ação para ser executado de maio a novembro com a sua turma;

 3.2 O plano pode ser enviado à coordenação até o dia 12 de abril de 2024 para ser anexado ao plano geral da escola;

3.3 As professoras também podem dialogar e elaborar o plano por ano/série.

3.4 O plano deve conter:

3.4.1 Nome da professora e turma;

3.4.2 Área de conhecimento/Componentes Curriculares;

3.4.3 Ação;

3.4.4 Metodologia;

3.4.5 Recursos;

3.4.6 Avaliação;

3.4.7 Referências.


3.5 Clique AQUI (Word) para acessar um modelo sugestivo de plano de ação.

3.5.1 - Modelo em PDF.

 


As contribuições das professoras quanto a estas orientações também podem ser enviadas para o e-mail: edenilson.coord.pedag@gmail.com



Outras informações...

4. Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-Raciais

 A Coordenação de Educação para Relações Étnico-Raciais (Coderer) está vinculada a Diretoria de Educação (DIED), da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e tem por finalidade o fortalecimento de práticas pedagógicas comprometidas com enfrentamento ao racismo, à discriminação e o preconceito nas escolas municipais.

 Criada em 2021, Coderer atende os marcos legais sobre a implantação e implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos sistemas de ensino do país, em resposta às reivindicações históricas do Movimento Negro por condições iguais de acesso a Educação pública para a população negra do país.

 O município de Belém, neste cenário, é uma das cidades brasileiras pioneira em instituir políticas de ações afirmativas municipais em seu sistema de ensino com a inclusão dos conteúdos na disciplina de história e na formação continuada de professores como estratégia de qualificação para a prática em sala de aula.

 Ações e Projetos – Com ações integrais e integradas, a Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-Raciais  (Coderer) de Belém apresenta em sua proposta pedagógica o projeto de Ciclo de Formação com todas as categorias da escola, gestores, coordenadores pedagógicas, professores, pessoal de apoio e administrativo. Além das ações planejadas para o mês de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 e novembro, com atividades que envolvem diversas atividades, como exposição, contação de histórias e realização de audiência pública.

 Legislação – A Educação para Relações Étnico-Raciais segue o que determina a Lei N. 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana; a Lei N. 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; a Resolução CNE/CP N 01/2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e o Parecer CNE/CP Nº 03/2004, que determina a disseminação entre professores e a sociedade de maneira geral, os conteúdos exigidos pela lei.

 (Texto adaptado)

 Fonte: https://semec.belem.pa.gov.br/diretorias/diretoria-de-educacao-died/coordenadoria-de-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais/#:~:text=Criada%20em%202021%2C%20Coderer%20atende,a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20negra%20do%20pa%C3%ADs.

 

 

 

 

 

 

 

3ª Reunião Pedagógica C1: 1º, 2º e 3º Ano

III Reunião Pedagógica Geral C1 / 21/06/2024 Orientações Pedagógicas nº 02, de 21 de junho de 2024 Antônio Edenilson Anjos das Neves Técnico...