Formação Continuada





1 Avaliações Diagnósticas e Formativas









As Avaliações Diagnósticas e Formativas são fruto de parceria entre o Ministério da Educação – MEC e o CAEd/UFJF com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola.

Orientação Pedagógica: cadastrar-se e explorar a plataforma.
Período: primeiro semestre de 2023


Cadastre-se na plataforma clicando AQUI.




2 Curso Formação Continuada em Práticas de Alfabetização



Este curso on-line se destina principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada.

São apresentadas estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas destinadas ao 1º e ao 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e de caráter prático, voltadas à sala de aula.

Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver habilidades importantes que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, todos os conteúdos podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas, especialmente aquelas do 3º ano do ensino fundamental. [...]

Carga horária: 30 horas
Público alvo: Professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização.


Orientação Pedagógica: cadastrar-se na plataforma do AVAMEC e iniciar o curso em agosto de 2023.


Cadastre-se na plataforma clicando AQUI.




3 Curso ABC: Alfabetização Baseada na Ciência



Objetivos

1. Atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores sobre as evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita a crianças nos primeiros anos de escolaridade no Brasil.

2. Identificar as necessidades de formação dos professores alfabetizadores relativamente ao ensino da leitura e escrita, para assim promover as práticas de alfabetização no Brasil.

3. Promover o uso de métodos de ensino de leitura e escrita eficazes e baseados nas evidências científicas.

4. Capacitar os professores alfabetizadores para o desenvolvimento de planos de ensino baseados nas mais recentes evidências científicas no ensino da leitura e escrita.

5. Disponibilizar aos professores um conjunto de recursos úteis para o ensino inicial da leitura e da escrita.

Carga horária: 180 horas
Público alvo: Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I


Orientação Pedagógica: iniciar o curso no primeiro semestre de 2024.


Para acessar o curso clique AQUI.






Página em construção!




Pode enviar a sua sugestão de melhoria para o e-mail: edenilson.coord.pedag@gmail.com

















Pode enviar a sua sugestão de melhoria para o e-mail: edenilson.coord.pedag@gmail.com


3ª Reunião Pedagógica C1: 1º, 2º e 3º Ano

III Reunião Pedagógica Geral C1 / 21/06/2024 Orientações Pedagógicas nº 02, de 21 de junho de 2024 Antônio Edenilson Anjos das Neves Técnico...