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SORA - Sistema Online de Recurso para Alfabetização

AVAMEC - Curso Práticas de Alfabetização

Avaliações Diagnósticas e Formativas

AVAMEC - Ambiente de Aprendizagem Virtual

Portal - Programa Tempo de Aprender

BNCC Paraná




1.1 Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019 que institui a Política Nacional de Alfabetização (PNA)

     Comentário: é a legislação que vai servir de bússola para todas as demais ações voltadas para a alfabetização no país.


1.2 PNA artigo a artigo

     Comentário: aqui é feito um resumo dos principais pontos do Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019.


1.3 Publicações: Caderno Política Nacional de Alfabetização

     Comentário: já neste documento a Política Nacional de Alfabetização é apresentada de forma expandida.


1.4 Publicações: Relatório Final Alfabetização Infantil: os novos caminhos

     Comentário: segundo o próprio documento/relatório

[…]

 3 – O relatório ressalta dois problemas crônicos da educação brasileira. 

4 – O primeiro é o problema da alfabetização das crianças. O Brasil não vem conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças – conforme evidenciado pelo desempenho dos alunos nas séries posteriores. A alfabetização inadequada compromete o sucesso escolar dos alunos e afeta de maneira irreversível a trajetória escolar dos alunos de nível socioeconômico mais baixo, que constituem a maioria da população que frequenta as escolas.

5 – O segundo problema refere-se à dificuldade do país em usar conhecimentos científicos e dados de avaliação para melhorar a qualidade da educação. No caso da avaliação, o país vem realizando trabalhos como os do SAEB há mais de dez anos, mas não vem conseguindo usar os resultados como instrumento de diagnóstico para melhorar o desempenho dos alunos. Em consequência, quase 80% dos alunos que concluem a 8ª série se tornam candidatos a analfabetos funcionais – inviabilizando a proposta de erradicar o analfabetismo adulto. No caso dos conhecimentos científicos, o país vem ignorando os progressos e as práticas mais adequadas para alfabetizar alunos, atendo-se a concepções equivocadas e manifestamente ineficazes sobre o que é e como se deve alfabetizar as crianças. (p. 18)



 Curso Práticas de Alfabetização

O curso on-line Práticas de Alfabetização destina-se principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada.

São apresentadas estratégias de ensino e atividades destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e com caráter prático, voltadas à sala de aula.

Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver habilidades importantes que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, todos os conteúdos podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas, especialmente aquelas do 3º ano do ensino fundamental.

O curso tem carga horária de 30 horas. A inscrição é livre para todos os interessados, não dependendo da adesão do ente federativo ao programa Tempo de Aprender. 

(texto em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/cursos/praticas-de-alfabetizacao )

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Curso Alfabetização Baseada na Ciência

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência é fruto de uma parceria internacional com renomadas instituições portuguesas. No Brasil, participam o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com apoio da Universidade Aberta de Portugal (Uab), o curso foi desenvolvido para autoinstrução e possui carga horária de 180 horas. São disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

Os conteúdos integram conhecimentos teóricos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura e da escrita. O componente teórico, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é composto por 23 capítulos.

O componente prático do curso foi desenvolvido pela equipe do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto. Trata-se, por um lado, dos programas de intervenção para crianças falantes do português, com atividades para alunos de 5 e 6 anos de idade, sequencialmente estruturadas e adaptadas ao português do Brasil; e, por outro lado, do teste de avaliação de competências leitoras.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores.

(texto em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/cursos/246-curso-alfabetizacao-baseada-na-ciencia-abc )

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Manual do Curso Alfabetização Baseada na Ciência



Construindo os alicerces para a leitura – ABC






Curso Práticas de Produção de Texto

O curso on-line Práticas de Produção de Texto é uma reedição do curso Ativando a Linguagem: Português Através de Módulos, do professor Eurico Back. Originalmente elaborado em modalidade a distância para docentes de 1a a 4a série do 1º grau do estado do Paraná, o curso alcançou considerável sucesso nas escolas. A proposta, então, foi atualizada para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e integra, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa Tempo de Aprender.

Nas atividades envolvidas, adota-se o princípio da dificuldade mínima e crescente, a fim de que a produção escrita alcance o mesmo automatismo da fala. Por meio de frases contextualizadas, aprende-se, de forma natural, a utilizar sinais de pontuação, conjugar verbos, empregar corretamente a concordância, a regência, as conjunções e as locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação de textos.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores. Pode ser feito a qualquer tempo, e não há prazo para ser finalizado.

(texto em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/cursos/244-praticas-de-producao-de-texto )

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Módulos do curso em E-Book





Curso Gestores Educacionais da Alfabetização

CERTIFICAÇÃO AVANÇADA

Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos em gestão educacional com estes cursos do Ministério da Educação! Esta Certificação Avançada toma como premissa a centralidade dos profissionais de gestão para a concretização do direito à educação. Esta ação de formação integra o Eixo 1 – Formação continuada de profissionais da alfabetização, no âmbito do Programa Tempo de Aprender

PÚBLICO ALVO: A Certificação é destinada a gestores educacionais da alfabetização, como diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de rede educacionais. O programa é aberto a todos os interessados.

CARGA HORÁRIA - 72h

CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO: Ser aprovado em todos os cursos relacionados à certificação avançada e realizar todos os cursos relacionados à certificação avançada dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso. (texto em: https://www.escolavirtual.gov.br/programa/41 )

Inscreva-se no curso





Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização

Sistema Online de Recursos para a Alfabetização - SORA

O Sistema Online de Recursos para a Alfabetização foi apelidado de Sora. A plataforma foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.

O sistema traz estratégias de ensino ou como o conteúdo pode ser ensinado. Elenca também propostas de atividades a serem aplicadas em salas de aula, ferramentas que são utilizadas na consolidação da apreensão dos conteúdos.

A plataforma vai disponibilizar recursos adicionais diversos que auxiliam os professores. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo. (texto editado e disponível em: Agência Brasil)

Cadastre-se ou entre na Plataforma SORA

 

    Passo a passo da Plataforma SORA





             Recursos do Curso Práticas de Alfabetização



Livro do Professor Alfabetizador – Curso Práticas de Alfabetização




Livro de Atividades – Curso Práticas de Alfabetização




Abecedário – O Som das Letras




Grapho Game

O lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender, com a colaboração de cientistas brasileiros, para apoiar os professores, em atividades de ensino remoto, e as famílias, no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.

O GraphoGame ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O jogo é especialmente eficaz para crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons. Tudo isso sem anúncios e totalmente off-line!

O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas de cientistas da leitura da Finlândia e de outros países. Todo o seu conteúdo foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (texto em: Grapho Game)

Baixar o Grapho Game



Manual do Grapho Game




Avaliações formativas para atenção individualizada

As Avaliações Diagnósticas e Formativas são fruto de parceria entre o Ministério da Educação – MEC e o CAEd/UFJF com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola. (texto em: Avaliações Diagnósticas e Formativas).

(Clique na imagem abaixo para acessar a plataforma)


 



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3ª Reunião Pedagógica C1: 1º, 2º e 3º Ano

III Reunião Pedagógica Geral C1 / 21/06/2024 Orientações Pedagógicas nº 02, de 21 de junho de 2024 Antônio Edenilson Anjos das Neves Técnico...